Cédulas da Rússia MMM

Corporação MMM (Moscou)

Em 1994, estourou na Rússia um enorme esquema de “pirâmide”, também denominado esquema ponzi. Pirâmide é o nome dado a um esquema muito praticado em que o retorno do dinheiro provém não de uso comercial, mas sim dos próximos agentes, investidores que chegarem posteriormente ao sistema. A Corporação MMM, liderada por Sergei Mavrodi, lançara suas próprias cédulas. Estas cédulas se transformaram naquele ano em uma moeda paralela no país. Aproximadamente 10 milhões de russos usaram-na. Funcionou como uma espécie de título de investimento, com uma maciça propaganda e ótimos rendimentos. Havia preço de compra e venda para um biletov, nome da unidade de medida da moeda.

Segundo levantado, em fevereiro de 1994, 1 biletov valia 1.600 rublos russos. Em julho do mesmo ano, 1 biletov estava cotado a 115.000 rublos. Foi quando inesperadamente o biletov começou a despencar em velocidade ainda maior que subiu. E a corporação baixou todas as suas 135 portas espalhadas pela Rússia e proximidades no mesmo dia, ficando só um escritório central. segundo Mavrodi, para viabilizar a continuação da companhia. Milhares formavam filas para “sacar” seus biletovs. Sergei Mavrodi alegava, defendia e fazia com que acreditassem que o governo russo havia burlado o sistema. Ele também alegava que a “baixa” na cotação do biletov era passageira, forjando e implantando novos laços de valorização.

Na cadeia por estar sob investigação, Mavrodi lançou a segunda série de biletovs, que valia mais, com preço fixado em 950 rublos, e que em uma semana chegaria e chegou a 1.050 rublos.

Em agosto de 1994 Mavrodi tornou-se candidato ao Parlamento Russo, obtendo vitória. Após eleição, lançou uma terceira série de biletovs, que em uma semana iria e foi de 1.000 a 1.270 rublos. Apesar de críticos no passado, muitos outros russos passaram a comprar os biletovs. Em outubro de 1995 Mavrodi foi expelido do cargo público que ocupava, passando por investigações. Não conseguiu se reeleger. Em 1997 o fundo MMM foi declarado como falido por uma côrte.

Em nossa galeria, você encontrará as duas primeiras séries de cédulas deste sistema:

Confira em: https://cedulasestrangeiras.com/russia-mmm

Veja também:

Avalie este artigo
Sending
User Review
5 (1 vote)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *