Notgelds

Notgeld foi a saída encontrada para a falta de dinheiro na forma de moedas metálicas que existiu principalmente nos países germânicos na Europa central (Alemanha e Áustria), durante e logo após a Primeira Grande Guerra (1914-1924), ficando conhecida na sua abrangência pelo nome em alemão Notgeld ou dinheiro de emergência.

“Em 1914 a Europa estava abalada pelo início da guerra, nações inteiras jogaram suas economias nela. O meio circulante mais comum baseava-se em moedas metálicas, metal valioso em uma época em que as guerras eram disputadas com canhões e baionetas; Com a falta de recursos minerais, muitos países da Europa central começaram a retirar moedas de circulação para serem utilizadas na indústria bélica. A escassez de moedas havia de ser compensada

A emissão de papel-moeda com valores menores era a resposta, porém o grande problema era a dificuldade de centralizar-se a emissão, especialmente pelo volume de cédulas que haveriam de ser emitidas. A concessão do direito de emissão a municipalidades, institutos creditícios, governos locais (estados e municípios) e empresas, para que estes emitissem e colocassem cédulas em circulação, foi a saída viável. Surge então a expressão Notgeld, o dinheiro de emergência, pela sua forma de reduzida de apresentação, prazo de validade, restrição geográfica de circulação e, inicialmente, valor reduzido.”
Veja mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Notgeld

Para ver algumas destas cédulas, acesse:

Leia também:

Avalie este artigo
Sending
User Review
5 (1 vote)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *